Dicas para Fotógrafos

Estratégias de Marketing para Fotógrafos Profissionais

Marketing para Fotógrafos: Dar início ao próprio negócio nunca é uma tarefa fácil – e no segmento da fotografia, não seria diferente.

A receita empregada nos custos operacionais, como o arrendamento do estúdio e as despesas mensais que lhe são associadas, a compra de hardware, ferramentas de trabalho e utilidades, tende a ser tão alta, que muitas vezes falta dinheiro para investir num segmento vital para qualquer empresa: o marketing.

Talento, estudo, profissionalismo e sentir prazer pela própria atividade são essenciais no desenvolvimento de seu negócio de fotografia, mas não é tudo. Se a intenção é gerar lucro através dela – e normalmente é – ter clientes é fundamental.

Como encontrá-los, no entanto, se nem sempre o dinheiro necessário para divulgação está disponível? A busca orgânica por serviços até pode acontecer, mas raramente é suficiente, o que impacta a saúde de novos negócios e obriga-os a fechar as portas antes mesmo de mostrarem qualquer capacidade, talento e força que poderiam vir a ter no mercado.

Para ajudar nessa questão, traremos na publicação de hoje algumas estratégias de marketing para fotógrafos profissionais que estejam a iniciar no mercado ou a procurar maneiras de faturar mais.

Nem tudo é marketing digital

Muito se fala sobre o marketing digital devido ao investimento reduzido. É uma tendência que vem a aumentar cada vez mais e portefólios online são importantes, entretanto não chegam nem perto do suficiente para fazer o seu nome, principalmente quando nos referimos à comunidade local – que é de onde seus clientes sairão.

Não estamos a desvalorizar o marketing digital de modo algum, mas reiteramos que colocar em prática as formas mais tradicionais de divulgação é importantíssimo; longe das tendências do digital, o marketing tradicional nunca sai de moda.

Como começar?

Bem, é importante frisar que o início nunca é fácil. Os resultados não serão imediatos, e dificilmente você verá os frutos dos seus esforços no dia seguinte.

Aos poucos, porém, o seu nome é estruturado e construído no meio da comunidade e, depois disso, basta encantá-la com o talento e profissionalismo que ditam o seu trabalho, e tudo deve seguir bem.

O seu negócio acaba de nascer, portanto mostre-se!

É isso mesmo! Mostre-se para as pessoas. Utilize toda e qualquer oportunidade disponível para que as pessoas o conheçam, para que saibam que você e o seu trabalho existem.

Uma forma de fazer isso é disponibilizando-se para registar eventos de caridade do seu bairro ou cidade, por exemplo, sem custos ou com custos reduzidos.

Além de fazer uma boa ação, as fotos serão divulgadas junto do seu nome ou outra informação que considerar relevante, como o telefone de contato ou o seu site.

Fique atento também a possíveis eventos que estejam acontecendo nas redondezas, principalmente os de cunho comercial. É uma ótima oportunidade para aumentar sua network e deixar-se em evidência para pessoas que podem vir a contratá-lo no futuro.

Às vezes, é necessário começar em áreas de mercado que não são o foco principal do trabalho, não é também o que mais se gosta, mas atrás de uma boa tarde de trabalho poderão vir outras oportunidades que justificam estes passos de bebé.

Um bom discurso

E que belo discurso, não?

Outra boa prática de marketing para fotógrafos é criar um discurso pequeno, de trinta segundos ou menos, que define seu negócio de forma exclusiva.

O que você traz de diferente em comparação a outros fotógrafos? Quais são seus pontos fortes?

Pense nisso e, sempre que perguntarem sobre o seu trabalho, utilize esse texto. Pode parecer patetice, mas a segurança ao se apresentar e reconhecer nos seus pontos os traços positivos do seu negócio num primeiro contacto pode ser a chave para fechar uma parceria frutífera no futuro.

Se estiver com dúvidas de como desenvolver um discurso que resume o seu trabalho, procure no Google pelo termo “elevator pitch“. É o nome original em inglês empregado para essa prática, e muitos exemplos podem ser encontrados pela Internet.

Desenvolva parcerias com negócios locais

Aproximar-se de empresas estabelecidas e pensar em estratégias onde ela e você podem ganhar gerará não apenas uma comunicação positiva, como maior reconhecimento do seu trabalho perante o grande público.

Existem várias maneiras de sustentar parcerias, mas lembre-se sempre de se direcionar- de uma forma um pouco mais específica nesse caso, respeitando o segmento em que atua.

Se tirar fotos de casamentos, por exemplo, de nada adianta juntar-se a uma oficina mecânica. Defina os parceiros com quem gostaria de trabalhar, relacionando também valores e relevância da empresa para a comunidade local, antes de colocar a parceria em prática.

Sessão de Fotos

E o negócio está a crescer!

Uma forma interessante de iniciar a parceria é organizar uma sessão de fotografias de produtos que a empresa parceira trabalha. Essas fotos podem ser usadas no próprio ponto físico da empresa em questão.

As suas fotos serão notadas por clientes que nem sequer procuram um serviço de fotografia naquele momento, porém podem vir a precisar no futuro.

Se conseguir combinar deixar alguns cartões de visita nos estabelecimento do parceiro para que os clientes recolham no caixa ou na saída do local, melhor ainda!

Campanhas de Incentivo

Sorteios e campanhas de incentivo também são maneiras interessante de marketing para fotógrafos profissionais. As pessoas adoram ser presenteadas com prémios, visto que trazem um aspecto de unicidade.

Pensar que a pessoa se sente beneficiada pelo seu negócio só aumenta as chances dela criar uma imagem positiva da sua empresa e, por isso, divulgá-la dali em diante para os amigos através do boca a boca será natural.

Desenvolver a estrutura dessa parceria envolvendo prémios pode ser bem simples, como colocar uma cesta no caixa de um comércio local onde os clientes interessados em ganhar uma sessão fotográfica deixem o seu nome, telefone e e-mail, por exemplo.

A criatividade aqui só trará mais bons frutos para a efetividade dessa iniciativa. Pense com carinho!

… E chegou a vez do marketing digital para fotógrafos!

Sim, caros leitores, o marketing digital é importante e não podemos ignorá-lo. Além de desenvolver um portefólio online com os seus trabalhos, ter uma forte presença nas redes sociais é muito importante.

Pense nas redes que seu público pode estar, e crie perfis profissionais nas mesmas, compartilhando dicas, registos dos seus trabalhos, entre outros.

Quanto ao seu site, não precisamos de dizer que o profissionalismo na parte estética e na funcionalidade da página são essenciais, certo?

Se você deseja imprimir uma imagem mais profissional e o primeiro contacto que as pessoas terão com sua atividade será um site amador ou desatualizado, dificilmente essa primeira impressão será modificada.

Injusto, sim, porém real.

Autoridade em Fotografia

Que tal virar uma autoridade em fotografia? Construir uma imagem relevante dentro do segmento pode trazer novos clientes.

Uma forma efetiva de fazê-lo é através de artigos e publicações onde você compartilha os seus conhecimentos em fotografia com o público e, em paralelo, divulga o seu trabalho.

Além de conseguir mais atenção da comunidade, manter um blog com publicações periódicas faz muito bem para o SEO do seu site, o que, a médio-longo prazo, gera mais reconhecimento do mesmo pelos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.

Por fim, uma última dica: não se esqueça dos clientes que você já conquistou.

Lembrá-los com promoções exclusivas, como um casal de recém-casados ganhar um desconto nas fotos da comemoração do primeiro ano de união, farão-se sentir valorizados e queridos pelo seu negócio.

Lembre-se: Boa parte da relação entre cliente e empresa é emocional. O marketing para fotógrafos profissionais é a arte de encantar os clientes.

A escolha do parceiro certo

De nada adianta um trabalho digital muito bem feito, fotos maravilhosas, muito bem editadas e com toda a qualidade se o seu parceiro de impressão e preparação técnica das suas fotografias e álbuns digitais não tratar o seu projeto com o mesmo empenho que você o faz.

A Digibook está entre as maiores empresas online de Portugal focada na impressão de álbuns digitais, com a inclusão de todos os elementos que o complementam, desde boxes, malas, caixas para pens e respetivas pens, assim como de impressões e aplicações nos mais diversos suportes.

Conheça os testemunhos e opiniões de fotógrafos que confiam a impressão de seus trabalhos com a Digibook.

Gostou das estratégias? Para mais conteúdo para fotógrafos profissionais, basta continuar ligado ao blog da Digibook!

Créditos das imagens deste artigo para os fotógrafos Heather Morse, Essência Fotografia, Frank Alarcon, Tim Bish, Zahra Amiri, Ahmed Hindawi e Jakob Owens .

Clique para comentar

Digibook 2020 © Todos os Direitos Reservados