Siga-nos nas redes Sociais

Processos

5 Dicas para o fotógrafo superar o COVID-19

5 Dicas para Sobreviver ao COVID-19

É na premissa de que o fotógrafo está a passar uma fase incomparável a qualquer outra, que reunimos 5 Dicas para o fotógrafo superar o COVID-19, independentemente do género de negócio que tem: com loja aberta, estúdio ou até mesmo a trabalhar a partir de casa.

Estamos perante uma situação nunca antes imaginada e que fez com que tudo fosse colocado em pausa por um momento, incluindo o negócio da fotografia. O cenário COVID-19 e o seu impacto pede uma mudança de postura que vai além daquilo que acontece no momento e é, se calhar, a melhor altura para o fotógrafo se reinventar.

A Fotografia

O ato de fotografar e tudo o que é gerado a partir da fotografia depende do mundo real para existir. Desde os eventos sociais, corporativos, sessões de estúdio ou exterior. É inegável que tudo depende de pessoas para gerar fotografias.

Por exemplo, todos os anos mais de 32.000 casais casam no nosso país e, embora qualquer altura do ano seja boa para dizer o derradeiro “sim”, muitos casamentos são celebrados nos meses da primavera e verão. A contingência de 2020 perturbou os planos de centenas de casais e profissionais que estavam a organizar e a finalizar os detalhes para os casamentos nestas datas.

Como nos podemos adaptar a esta nova realidade? Como dar continuidade ao ramo, com medidas restritivas e um cenário capaz de encerrar um negócio?

Apresentamos as 5 Dicas para superar o COVID-19, se é fotógrafo:


Dica 1: Adapte-se

Estando impedido de fotografar eventos sociais e corporativos, o grosso de qualquer fotógrafo, procure novas oportunidades e desenvolva soluções criativas. Por exemplo: 

  • Fotografar produtos para negócios de e-commerce que necessitam de fotos profissionais para venda online;
  • Levar a fotografia ao cliente, com retratos a partir da porta de casa ou promover Sessões de Família em ambiente exterior; 
  • Promover a compra de Vouchers para produtos ou serviços que poderão ser usados mais tarde;

Dica 2: Alinhe expectativas

Explique aos seus clientes como é que a empresa está a funcionar neste período, o que vai mudar e as medidas que serão tomadas; é muito importante para o seu cliente que seja aberto e verdadeiro com ele.

Os seus clientes estarão à espera que saiba como lidar com uma crise e ficarão mais tranquilos se souber responder às suas perguntas. Procure não os alarmar, explicando com positivismo como será tudo deste momento em diante;

Dica 3: Invista no Digital

Nada melhor do que este momento para procurar ajuda no digital. As pessoas estarão mais tempo por casa e mais online do que nunca. Portanto, esta é a melhor altura para desenvolver e fortalecer o posicionamento, estratégia de marketing e conteúdo da sua empresa.

Use o WhatsApp e outros canais digitais para servir os seus clientes. Os consumidores estão juntos em casa e tem muitas memórias abandonadas em vários suportes como pens, discos, smartphones e na cloud. Como é que eles podem transformar isso em produtos, como álbuns, posters, telas? Ofereça a solução!

Dica 4: Segurança

Siga todas as medidas de segurança e orientações dadas pelos profissionais de saúde. O seu espaço reabrirá com todas as condições para receber os seus clientes e também eles se sentirão mais seguros. No caso de ter um estúdio e fazer sessões com frequência, adote a melhor estratégia de higienização para garantir a segurança de todos os intervenientes. 

Dica 5: Reduza os gastos

É fundamental conhecer os custos da sua empresa e ser capaz de avaliar quais são os imprescindíveis para manter o negócio. Num contexto de queda da faturação, é necessário dar prioridade àqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os restantes.

Poderá ser necessário negociar com os seus fornecedores um melhor prazo para cumprir os seus compromissos e essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia os gastos e despesas que não podem ser adiados.


Partilhamos um artigo da Zank You, “Como ajudar os seus clientes e o seu negócio face à COVID-19”, onde são apresentadas uma série de perguntas e respostas muito úteis e prestáveis ao contexto atual e que vem completar as nossas 5 Dicas para superar o COVID-19. 

Concluímos com um momento de apoio: o cenário atual é incerto e assustador, mas a Digibook continua aqui para si! Ajudaremos da melhor maneira possível e no necessário para atravessar esta tempestade. 

Estamos aqui para ajudar!

Digibook 2020 © Todos os Direitos Reservados