O segmento de artes gráficas e fotografia é afetado diretamente pela moda e pelas tendências – e, quando falamos em cores – nomeadamente das Cores Pantone – , a influência é ainda maior.
Afinal, temos resultados completamente distintos com uma boa aplicação de cores ou a ausência estratégica das mesmas.
Para o sector de fotografia em específico, não se trata apenas de cores em ambientes e roupas para uma sessão fotográfica; os álbuns trazem uma combinação harmoniosa de cores e seguindo as tendências podem realçar ainda mais um trabalho já bem conduzido.
Pensando nisso, traremos na publicação de hoje as tendências para Cores Pantone para 2021! Mas, porquê Pantone? Porque é que devo seguir as dicas desta empresa?
De facto, muitas pessoas não compreendem a relevância da Pantone para o mercado artístico e todas as áreas por ele impactadas, mas vamos mudar isso hoje!
Mas, qual é a importância das Cores Pantone para o mercado?
A Pantone é a maior empresa de cores do mundo e tudo começou quando o seu fundador, Lawrence Herbert, desenvolveu o primeiro sistema de cores no começo da década de 60, logo depois de trabalhar durante alguns anos a fabricar cartões de cores para empresas de cosméticos.
A partir daí, saíram os cartões com variações da tonalidade de cores e os seus respectivos códigos que acabaram por pautar todo o mercado e, graças a isso, mantêm-se relevantes até hoje.
Há mais de duas décadas foi desenvolvido o Pantone Color Institute, a unidade de negócios da Pantone que destaca as principais cores de forma sazonal, unindo estações do ano, momentos específicos vividos por nós enquanto sociedade e as tendências da cultura pop como um todo.
Uma das principais iniciativas do Pantone Color Institute é a Color of the Year, que determina a cor daquele ano seguindo diversas tendências da moda e, principalmente, descobertas e aplicações de novas cores dentro de áreas chave como o design, cinema, moda, coleções de arte, entre outros.
Ah, e falando em cor do ano, já sabe qual foi a escolhida de 2021? Bem, não se tratou de uma, e sim da combinação de duas cores específicas:
Unindo funcionalidade e solidez e trazendo o seu contraste do calor da cor quente, a combinação surge com a proposta de agregar positividade às nossas vidas!
As mensagens e o impacto das cores do ano
Como se fosse uma transição, concedendo-nos a esperança de que o futuro será muito bem iluminado, PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating traz uma mensagem de felicidade apoiada pela força.
Imagine servir-se da combinação de cores pantone do ano 2021 numa sessão fotográfica, ou até mesmo na composição de um álbum cujo casamento tenha tido estas cores de destaque?
Para o amarelo Illuminating, temos disponíveis três opções que se adequam a qualquer preferência individual, pela diferença de texturas.
As polipeles, nomeadamente a cor amarela, é possível nos Álbuns Personalizados e Álbuns Acrílicos, que refletem identidade e unicidade de uma fotografia.
Em coleções mais exclusivas, também o Matted Álbum e o Cromalux permitem o uso da polipele.
Quando o gosto se prende com a tendência rústica dos linhos, recomendamos a Coleção Linen, onde se encontra a Tela Amarela, com um toque áspero típico do linho e a opção de Impressão UV como toque final.
Ainda que as polipeles e linhas tenham o seu destaque, são as texturas aveludadas as vencedoras nos álbuns profissionais e são os materiais de eleição de fotógrafos e clientes.
A aplicação das Cores Pantone 2021 em álbuns digitais
Na Coleção Q4 Vintage, onde se encontram todas as cores aveludadas, a gama Ecosued tem a contrastante cor amarela, a perfeita combinação com o PANTONE 13-0647 Illuminating.
Assim como o Illuminating, o Ultimate Gray também pode ser encontrado em todas as coleções, em diferentes texturas.
A Coleção Clássica, Personalizada e Acrílica integram as polipeles Madras, a Faia e a Frederica, que se destacam pelas diferentes consistências: mais ou menos texturadas, mais ou menos brilhantes.
A Coleção Linen também oferece mais do que uma opção de cinza: a tela metálica cinza ou tela cinza, diferentes não só ao toque, mas também ao olho. Enquanto a tela cinza é mais clara e apenas permite a Impressão UV num tom mais escuro – para ficar bem – a tela metálica cinza supera pela sua versatilidade na impressão de monogramas de cor e possível uso de verniz.
Mas, uma vez mais, é a gama Ecosued, na Coleção Q4 Vintage, que conquista. A cor cinza, de textura aveludada, vence pelo aspeto minimalista e sobressai pelas opções de Impressão UV.
Já te sentes inspirado? Continua connosco para mais dicas e tendências!